Melodias introdutórias para piano: Twinkle Twinkle Little Star (C/ Vídeo)


O treino de piano/teclado também é feito, em grande parte, tocando peças músicais. Neste artigo, vamos aprender a tocar "Twinkle Twinkle Little Star", uma melodia que pode ser aprendida logo na primeira aula. O objetivo de se aprender estas pequenas melodias não é aumentar o seu repertório (afinal ninguém quer dar um concerto a tocar Twinkle Twinkle little star não é verdade?). As vantagens de se aprender estas pequenas melodias são: sendo a melodia fácil aprenderá rápido, desenvolve maior à vontade com o teclado, ganha o hábito de dividir as peças em frases musicais e decorar cada frase individualmente, ganha hábitos de treino, dependendo da melodia desenvolve certas componentes técnicas e rítmicas.

Então vamos começar. Para aprendermos a tocar uma música, dividimo-la pelas suas várias frases musicais. Nesta melodia é fácil identificar as várias frases musicais, temos seis frases nesta música. Depois de identificadas, vamos treinar cada frase individualmente, primeiro com uma mão, depois com a outra e por fim com as duas mãos em simultâneo. Quando já estiver à vontade, passa para a próxima frase. Não tenha pressa, o importante é só avançar quando se sentir confortável.

Frase 1 e 2

Olhando para a armadura de clave vemos que a música está no Tom de Dó maior, o que significa que tocaremos apenas com as teclas brancas do piano. Temos a primeira frase nos dois primeiros compassos e a segunda frase está nos compassos 3 e 4. Veja os exemplos no vídeo abaixo.Frases 1 e 2

Frase 3 e 4

Frases 3 e 4

Frase 5 e 6

Não se esqueça de treinar cada frase individualmente e treinar primeiro com as mãos é separado. Veja no vídeo como se toca se ainda não se sente à vontade a ler partituras.

Frases 5 e 6